Gastronomia gaúcha: De onde surgiu tanta tradição?

A culinária do Rio Grande do Sul é considerada uma das mais diversificadas do Brasil por ter fortes influências dos imigrantes europeus como alemães, italianos, portugueses além dos nativos indígenas. Estes imigrantes instalaram-se no sul do país e viviam da pecuária e agricultura. Por isso, o estado é visto como a  maior área de criação de bovinos no Brasil.

A colonização europeia deixou um forte legado na cultura e gastronomia gaúcha. Dos italianos, herdaram o plantio de uvas, produção de vinho, pães, queijos, salames, polentas e as tradicionais massas. Da Alemanha foi herdado a batata, centeio, carnes defumadas, cerveja, linguiça e laticínios, hábito do café colonial, cuca, torta de maçã e bolo de frutas.

O fruto dessa colonização foram iguarias típicas deliciosas que conquistaram diversos apreciadores ao redor do mundo. Conheça agora alguns dos pratos tradicionais da culinária do Rio Grande do Sul.

1- Churrasco 

O surgimento do prato é desconhecido, mas muitos atribuem a sua origem aos países da região dos pampas do sul da América Latina como a Argentina, Uruguai e Brasil, principalmente no estado do Rio Grande do Sul. Foi nestas regiões que os gaúchos tornaram o prato conhecido e típico.

2- Arroz carreteiro  

O arroz carreteiro é um dos mais populares pratos do estado. A iguaria surgiu quando transportadores de cargas, chamados de carreteiros, cruzavam o sul do Brasil em carroças puxadas por bois. Esses homens se alimentavam de uma mistura de arroz com charque picada cozidos em panela de ferro. Daí surge o nome, fazendo referência aos membros das transportadoras. Hoje, a forma de preparar o arroz continua basicamente a mesma.

3- Ambrosia

Trata-se de uma sobremesa típica de Portugal. No Brasil, é considerado o mais antigo doce de Minas Gerais e também é muito popular no Rio Grande do Sul. A ambrosia também é conhecida como Manjar dos Deuses e é basicamente elaborada com leite, ovos e açúcar.

4-Sagu

Herança da imigração italiana, o sagu é um dos destaques da cozinha gaúcha. A sobremesa é muito comum na mesa dos gaúchos e é preparada com vinho tinto e creme de baunilha.

5- Galeto 

O galeto é uma refeição típica nas colônias italianas do sul do Brasil e é considerado uma das referências gastronômicas da serra gaúcha. O galeto a primo canto é preparado a base de frangos pequenos assados na brasa guarnecidos com sopa, polenta frita, massas, maionese e salada.

6- Chimarrão 

Herança dos povos indígenas, o chimarrão é uma bebida de erva-mate moída infusionada com água quente e é consumida dentro de uma cuia. O chimarrão se tornou parte da identidade e cultura do Rio grande do sul que ganhou até seu próprio dia para celebração, dia 24 abril é comemorado Dia Estadual do Chimarrão no estado.

Em Brasília, a Grelha Galeteria se destaca por oferecer aos clientes uma experiência única com seu menu inspirado na gastronomia do Rio Grande do Sul. Ótima oportunidade para quem deseja fazer uma viagem gastronômica a serra gaúcha sem sair da Capital Federal.

 

SERVIÇO:

GRELHA GALETERIA

Endereço: SIBS Q1, Conjunto D, Lote 11 – Núcleo Bandeirante – Distrito Federal.

Horário de Funcionamento: Terça a sábado das 11h30 às 15h e 19h às 22h. Domingos das 11h30 às 16h

Delivery e Reservas: (61) 3386-0444 e (WhatsApp): 9.8594-3729

 

FIQUE POR DENTRO

RECEBE NOSSOS CONTEÚDOS ATUALIZADOS E GANHE UMA SOBREMESA!

FACEBOOK FEED

GRELHA GALETERIA | © 2018 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.