Dicas de harmonização de vinhos com aves

O gastrônomo francês Jean Savarin dizia que uma refeição sem vinho ao lado é como um dia sem os raios de sol.  De certo, a harmonização perfeita de um bom vinho com o prato principal proporciona sabor único a refeição e torna o momento ainda mais agradável.

Para harmonizar vinho com aves é preciso levar em consideração o modo de preparo da carne – se é cozida, assada, grelhada ou frita; além dos ingredientes e molhos que acompanham o prato, pois tudo isso pode influenciar no equilíbrio entre a iguaria e o vinho.  No caso do frango, carne macia de sabor delicado, a escolha da bebida deve se basear nestas características.

Neste post, traremos dicas de como harmonizar três tipos de vinhos com aves e, assim, fazer bom proveito tanto do vinho como da refeição.

1- Vinho Branco

O vinho branco tem coloração dourada, sabor frutado e é produzido a partir de uvas brancas. Este tipo combina bem com peixes e frutos do mar, mas também pode ser combinado com frango preparado de diferentes formas. Quando cozido, torna-se um prato suave que combina bem com o Sauvignon Branc, vinho com aroma fresco e cítrico. Já para pratos com molhos e cremes a sugestão é Chardonnay, considerado a rainha das unhas brancas, com aroma amadeirado. Outra dica é o Terrunyo Riesling como acompanhamento de receitas com toque oriental como o frango ao molho curry.

2- Vinho Tinto

Elaborado a partir de uvas avermelhadas e classificado em três tipos básicos como corpo leve, médio ou encorpado, o vinho tinto harmoniza bem com receitas de frango ao molho basco, à base de tomates, ervas, pimentões e azeitonas que casa perfeitamente com o Casillero del Diablo um vinho delicioso, bem estruturado com taninos doces e sabor acentuado de frutas vermelhas. Para receitas de frangos cozidos um bom acompanhante é o Casillero del Diablo Carmenere com sabor suave de ameixas negras e especiarias marcadas por carvalho americano tostado. Já o Trio Cabernet Sauvignon casa bem com carnes grelhadas e assadas como o tradicional galeto gaúcho.

3- Vinho Rosé 

O vinho rosé é produzido a partir do suco de uvas tintas que tiveram menos tempo de contato com as cascas durante o processo de fermentação. Este tipo de vinho possui sabor leve e frescor agradável que harmoniza bem com frango grelhado com legumes e massas italianas que fazem ótima harmonização com o Gatão Rosé, um vinho português com aroma jovem e frutado.

Agora, confira algumas dicas básicas e simples para harmonizar vinhos com diferentes pratos:

-Vinhos com aromas discretos = Comida pouco condimentada
-Vinhos com aromas potentes = Comida com boa presença aromática
-Vinhos jovens e frutados = Pratos simples e rústicos
-Vinhos de guarda evoluídos = Pratos refinados
-Vinhos leves = Pratos com molhos magros
-Vinhos mais estruturados = Pratos com molhos suculentos

Ficou com água na boca? Com seu menu inspirado na culinária do Rio Grande do Sul, a Grelha Galeteria possui uma infinidade de pratos deliciosos que harmonização bem com sua vasta carta de vinhos capazes de agradar todos os paladares.

 

SERVIÇO:

GRELHA GALETERIA

Endereço: SIBS Q1, Conjunto D, Lote 11 – Núcleo Bandeirante – Distrito Federal.

Horário de Funcionamento: Terça a sábado das 11h30 às 15h e 19h às 22h. Domingos das 11h30 às 16h

Delivery e Reservas: (61) 3386-0444 e (WhatsApp): 9.8594-3729

 

 

FIQUE POR DENTRO

RECEBE NOSSOS CONTEÚDOS ATUALIZADOS E GANHE UMA SOBREMESA!

FACEBOOK FEED

GRELHA GALETERIA | © 2018 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.