Dia do Gaúcho: Tradição, curiosidades e cultura do Rio Grande do Sul

No dia 20 de setembro é comemorado o Dia do Gaúcho, a data é marcada pelo início da Guerra dos Farrapos, confronto regional contra o governo imperial do Brasil em 1835, na antiga província de São Pedro no Rio Grande do Sul. A história, cultura e culinária marcante do estado é bastante reconhecida ao redor do mundo, principalmente pelo o chimarrão, churrasco e danças típicas.

Em homenagem aos gaúchos e 183 anos de Revolução Farroupilha, separamos 05 curiosidades sobre a cultura da Serra Gaúcha. Confira:

 

1- Gaúcho?

 A origem da palavra é incerta. Ela existe também na língua espanhola e supõe-se que tenha nascido na região platina, entre o Uruguai e a Argentina, para designar os habitantes das zonas rurais que se dedicavam à criação de gado nos pampas. Os moradores do Rio Grande do Sul teriam herdado o apelido pela proximidade com os dois países.

 

2- Churrasco 

Embora o churrasco seja delicioso em qualquer parte do país, o churrasco à moda gaúcha tem suas peculiaridades que o torna ainda mais gostoso e parte da cultura da região. No estado, a carne é fatiada em tiras mais grossas e temperada, muitas das vezes, apenas com sal grosso para que o sabor se realce. Além disso, até os utensílios como o fogo, faca, espetos e grelha são levadas em consideração na hora do preparo do churrasco.

 

3- Rodízio 

 Com certeza, essa é uma das melhores invenções gaúchas. Embora que o primeiro rodízio não tem acontecido nos pampas, mas em Londrina – Paraná, o responsável pela novidade foi o gaúcho Albino Ongaratto, proprietário de um restaurante de beira de estrada que certa vez estava com seu estabelecimento lotado e os garçons não conseguiam atender a demanda, teve a grande ideia de mandar a equipe servir todas as mesas com porções de carne em vez de largar um espeto em cada. Estava criado o rodízio, o grande responsável pela felicidade dos apreciadores do churrasco.

 

4- Chimarrão 

O chimarrão é uma bebida de erva-mate moída infusionada com água quente e é consumida dentro de uma cuia. O chimarrão se tornou parte da identidade e cultura do Rio grande do Sul que ganhou até seu próprio dia para celebração, dia 24 abril é comemorado Dia Estadual do Chimarrão no estado. No Sul, a bebida é consumida antes do churrasco, pois a erva-mate ajuda a abrir o apetite.

 

5– Trajes e Danças típicas

Outra característica marcante do Sul são os trajes típicos. Os homens usam bombacha, que são calções largos apertados acima dos tornozelos por meio de botões, lenço amarrado no pescoço, poncho cobrindo os ombros e um cinturão de couro com guaiaca (bolsos). As botas com esporas e chapéus de abas largas preso ao queixo com um barbicacho, isto é, um laço de couro. As gaúchas, conhecidas popularmente de prensa, usa vestidos de algodão com lenço no pescoço. O Rio Grande do Sul, também é bastante conhecido pela sua diversidade de danças típicas que receberam influencias dos imigrantes e países vizinhos, entre as mais conhecidas estão vaneirão, chula, a milonga, pezinho e a chimarrita.

 

 

SERVIÇO:

GRELHA GALETERIA

Endereço: SIBS Q1, Conjunto D, Lote 11 – Núcleo Bandeirante – Distrito Federal.

Horário de Funcionamento: Terça a sábado das 11h30 às 15h e 19h às 22h. Domingos das 11h30 às 16h

Delivery e Reservas: (61) 3386-0444 e (WhatsApp): 9.8594-3729

GRELHA GALETERIA | © 2018 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.